sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Um pouco mais sobre o medo

Eu sempre tive medo de médicos. Nunca de agulhas, só dos médicos. Mas ao mesmo tempo em que tenho medo, confio. Tenho até certa curiosidade a respeito da profissão.


Eu também tenho medo de altura. E não gosto de ambientes muito brancos, eles parecem manicômios.

Pois bem, há alguns dias tive de enfrentar as três fobias juntas.

O consultório fica no 23º andar de um prédio no Canal 3, logo atrás do Clube XV. O elevador demora tanto para subir que já começo a suar frio. 23 andares, sabe-se lá quantos metros de altura. Saio do elevador e me deparo com aquele imenso corredor branco. Meu estômago se embrulha a cada passo.

Apesar de ter medo de médicos, eu adoro consultórios. Gosto das decorações, dos sofás, secretárias...elas fazem de tudo para te deixar à vontade, umas fofas.

Pois bem, depois de toda a burocracia, meu nome é anunciado e entro em uma ante-sala. E de cara está lá, a prova, a minha inimiga, o meu pesadelo: a balança.

A médica pede para que eu tire o sapato. E eu penso "com todo esse corpanzil, o sapato não faz diferença". Mas tudo bem, obedeço. 127 kg, 1,75 de altura. Como se eu não soubesse...

Volto para a sala de espera, em instantes ele vai me chamar e eu torço que ele tenha a solução pra mim.

Eu não estou sozinha, meu pai está comigo o tempo todo, tão ansioso quanto eu. Ele olha a chuva que cai na janela, anda de um lado, tenta conversar, mas percebo que as palavras não saem. Ele sempre me defendeu de tudo. Eu sempre fui a filhinha dele. Mas ele não conseguiu me proteger de mim. Ele bem tentou, avisou, falou, torceu, mas nunca adiantou. Tudo isso passa pela minha cabeça enquanto balanço os pés e como os dedos de ansiedade.

O médico chama! Lá vou eu! Mais uma vez, de novo!

Ele é tão calmo, não percebe que estou aflita? Parece que ele arrasta as palavras, e eu quero saber logo o fim da frase.

Ele desenha, explica, fala e eu balanço a cabeça afirmando. Não consigo nem falar, eu entendo o que ele diz, mas a minha esperança cresce em cada palavra.

A essa altura eu já estou debruçada na mesa, olhando atentamente, raciocinando como será minha vida daqui a alguns meses. Que difícil!

Do que você gosta? De chocolate! Você vai poder comer. Eu quase pulo.

Mas sua doença é grave, mata. Sinto um arrepio na espinha.

Isso vai passar, depende de você. Como se eu não soubesse, tenho espelho em casa.

Mas a resposta é o que me importa. Sim! Você vai conseguir, eu vou te ajudar. É o que eu preciso, ajuda.

Ajuda que vai me fazer lutar contra mim mesma. Que vai me salvar de mim.

Eu vou ter medo de médicos, de altura e de coisas brancas. Mas não vou ter medo do espelho.

10 comentários:

ViNi disse...

Você tem medo do espelho pq ele mostra o que você é por fora, pois se mostrasse o que você é por dentro teria orgulho.

Lih Távora disse...

Confesso que fiquei emocionada....Sou sua cunhadinha mais querida ( e UNICA) e vou sempre estar aqui para te ajudar. Aí nós vamos poder comer chocolate juntas... uhuww Sabe que todos nós estamos te ajudando e queremos sempre que você fique com esse sorriso lindo no rosto. E rumo à uma nova campanha no facebook e no twitter #simamanuvaiconseguir.

Te adoroo muito viu !!! Cunhadinha querida ! Eu e o Vini estamos torcendo por você... a gente vai poder comer docinhos da Fini juntos!

Beijão e tenha fé ;)

Cristiane disse...

Tô com o Vi e não abro! Você se supera a cada dia com seus textos e, não será diferente com a batalha que está travando a partir de agora. Estamos aqui para te apoiar sempre afinal nosso objetivo foi sempre te ver FELIZ! Amo você! Bjok

Unknown disse...

Você tem medo do espelho pq ele mostra o que você é por fora, pois se mostrasse o que você é por dentro teria orgulho. (x2)
E tem muita gente que nao vai te deixar na mão...

Unknown disse...

Acredite em você

Não importa do que é o mundo. O importante, são os seus sonhos...

Não importa o que você é. O importante é o que você quer ser...

Não importa onde você está. O importante é para onde você quer ir...

Não importa o porquê. O importante é o querer ...

Não importa suas mágoas. O importante mesmo, são suas alegrias...

Não importa o que você já passou. O passado guarde na sua lembrança ...

Não veja; apenas olhe...

Não escute; apenas ouça...

Não toque; sinta...

O mundo é um espelho; não seja apenas um reflexo. Só acredite no futuro você conseguirá a paz para alcançar seus objetivos nessa nova fase da tua vida.
Mesmo distante vc sabe que pode contar comigo Manu sempre serei tua amiga.
Eta Clau

Anônimo disse...

Manu,
tenho certeza que vc atingirá seus objetivos!!!
Tenha muita força e acredite em vc!!!
Bjkzzz
Gabi

apral disse...

Vc já é linda por dentro ,a imagem no espelho vai ser um mero detalhe, o importante que nesse momento vc esteja feliz.Siga em sua meta sempre com coragem de uma vencedora.

Karol disse...

Amiga, linda, vc é linda, não precisa ter medo do espelho, e vc é do Bem, não precisa lutar com vc mesma, saiba que para quem te ama de verdade vc é perfeita em seus defeitos; mas se é isso que te fará mais feliz, como amiga de tantos anos (nem vou contar para não parecer velha), te dou o maior apoio, vá em frente, quero te ver feliz e mais linda, se é que é possível, beijos..
Karolkamargo!!!

Unknown disse...

Manu, chorei relendo esse texto, mostrei pra rafa e ela marejou tb... e concordo totalmente com seu irmão...tb sou tua irmã e tenho muito orgulho de vc!!!

Sheila Almeida disse...

É bom ver como os nossos medos são tão crianças em nós. E gostoso perceber que só o que precisamos, o tempo todo, para salvar-nos de nós mesmos é acreditar. Acreditar mesmo quando esse empurrão venha do que/de quem mais temos medo. Fazer uma vontade amadurecer.
Sofrer, fazer o quê, faz parte. Mas se nos faz feliz, é o que importa.