domingo, abril 26, 2009

Um tanto pessoal...

Desde as minhas mais antigas lembranças eu travo guerras helênicas com a balança.

Cada novo regime é uma epopéia digna de Camões. Tudo é sempre igual, você começa com um objetivo – emagrecer – , depois pensa em métodos poderosos e rápidos que façam com que você siga o maldito padrão de beleza que essa sociedade hipócrita e manipuladora estipula. O problema é que o resultado nunca é fácil, nem tampouco chega rápido.

“Segunda-feira eu começo!”. Eu nem me lembro de quantas e quantas vezes eu disse essa célebre frase incorporada ao vocabulário de todo gordinho que se preze. Passam semanas e a tal segunda-feira não chega nunca, ninguém toma coragem de por em prática aqueles maravilhosos métodos que as revistas tem o enorme prazer de ensinar.

E enquanto você não tem a vergonha na cara, a coragem de começar a mudar, o tempo passa, as gorduras descobrem lugares inusitados para se alojar e não tem dó, elas hospedam-se onde você menos espera e elas tem visitas, Dona Celulite e Comadre Estria, andam juntinhas, parecem três comadres a conversar na janela.

E o gordinho – gordo com carinho? – não toma atitude, e eu hoje estou disposta a explicar porquê. É mais barato ser gordo, é mais fácil e não requer prática nem habilidade. É barato sim! Vá ao shopping e pesquise preços, sai muito mais barato tomar 1 l de refrigerante que tomar 250ml de suco natural. Muito mais fácil comer num fast-food que em um restaurante com comida de verdade.

O fato é que o mundo de hoje conspira a favor da obesidade, não há tempo para alimentação correta, não há dinheiro para comer bem. Não há força de vontade em quem precisa te-la. E afirmo isso por experiência própria.

Você deve estar pensando que eu estou dando desculpas esfarrapadas para justificar a minha preguiça. Mas eu realmente me preocupo mais com o fato de estar prejudicando minha saúde do que à estética em si, porém esse é um aspecto que eu levo em conta sim, quem me conhece sabe o quanto eu gosto de me sentir bonita, bem arrumada, e de um modo ou de outro me considero até um tanto vaidosa.

Mas o meu objetivo hoje não era falar sobre o que eu penso sobre a obesidade e meu atual estado diante da maldita balança. Eu queria mesmo era falar sobre como as pessoas agem comigo diante de certas situações e em certos assuntos.

O obeso sofre com o preconceito da hora em que acorda à hora em que vai dormir, e o pior, é que geralmente quem mais quer ajudar é quem mais magoa.

Sim! A maioria dos gordinhos são legais, simpáticos, mas tem sentimentos. E às vezes, quem mais quer o bem do gordinho é quem acaba o prejudicando.

Como exemplo eu quero usar a mim mesma, todo mundo fala o quanto eu preciso emagrecer, que isso faz mal à minha saúde, que isso que aquilo. E eu choro, eu penso, entro em crise, e eu me pergunto: Por que diabos se metem tanto na minha vida?

Eu não critico corte de cabelo de ninguém, roupa, nem hábitos como o uso de drogas e cigarro, e que são tão prejudiciais à saúde quanto a minha maldita obesidade.

Pra terminar, se é que alguém agüentou ler tudo isso, eu não estou criticando ninguém que me apóia, e que se importa comigo. Eu só peço, pelo amor de Deus, que tomem mais conta das suas vidas e de seus hábitos que dos meus. Deixem que eu cuide de mim, e tome uma decisão para mim mesma, por minha vontade, e não porque as pessoas querem. Caso contrário vou começar a agir igual e criticar todos os hábitos que também não me agradam.

Obrigada pela atenção e desculpem pelo desabafo.

8 comentários:

Ivan disse...

bah, já te disse tudo o que penso sobre esse assunto, portanto deixo o meu POIZÉ. auahuahauhauahuahuahaua!

o fato é que o mundo é uma BOSTONA!

Cristiane disse...

Só pense por um instante que no que você chama de SUA vida, pois a sua vida faz parte da vida de outras pessoas que porque te quererem tão bem e conhecerem seu lado vaidoso é que insistem tanto em te ver FELIZ!
Beijosss de quem ama você com gordura mas acima de tudo com SAÚDE.
Mamis

Anônimo disse...

Manuzinha,

eu sei que é super chato as pessoas ficarem se metendo na sua vida! Mas sua vida faz parte de outras por isso que muitas vezes a gente se preocupa com ela! Como sua mãe disse...

Se sabe que eu te amo de qualquer jeito neh Cu ! O importante é que você seja feliz ! Se você é feliz, eu fico feliz tambem !

Beijoss Gata !

Lih*

Anônimo disse...

Não digo nada, sempre te apoiei...sempre quis teu bem, você sabe muito bem que não ligo para moda, qnto mais para estetica.
Simplesmente, eu como todas as pessoas que também gostam de você, queremos o seu melhor. Não acho supimpa ter que ouvir você sempre dizendo que esta cheia dos outros tomarem conta da sua vida.Mas lembre-se do que ja lhe disse varias vezes, nunca abaixe a cabeça para ninguem, pois as pessoas vão se aproveitar de você, se alguém te criticar, levante a cabeça, olha firmimente nos olhos da pessoa e diga do fundo do seu utero 'FUCKOFF', a vida é minha e faço o que quero e tenho ciencia dos meus erros.Chega, ja escrevi alem do meu limite.E outra coisa para não se esquecer...Te amo

Lê disse...

faço das suas palavras as minhas!
vc sabe exatamente o q eu penso sobre tudo isso!! :)
e sabe q tô com vc sempre, pra t apoiar no q vc achar certo fazer!!

s2

Unknown disse...

http://quartaonda.blogspot.com/
entra no meu!

Mayara Borges disse...

Pois é, essas dietas ninguem merece, hahaha eu sei oq é isso, e ai como vão as coisas?? bjs

Brú disse...

Eu realmente sei como você se sente. Já fiz a dieta do sol, da lua, do mar, da rua, da chuva, da fazenda e ATÉ da casinha de sapê. ;)
E todas elas foram horríveis, e eu não levei adiante nenhuma.
Já entrei em crises, já achei que ninguém gostava de mim, já quis sumir desse mundo cruel que é massacrado por esse padrão de estética ridículo! enfim...
Mas com o tempo, e com a maturidade que este nos trás fui percebendo que estar de bem comigo mesma é o que realmente importa e assim eu fui me aceitando mais, do jeito que eu sou!
Sempre de olho na saúde, claro.
Mas não me limito muito, quero é ser feliz e isso que importa.
O que eu fiz foi somente ligar o FODA-SE, o botão da felicidade :D.

Beijo manuzita