sábado, outubro 15, 2011

No dia dos professores, façam silêncio!

O facebook é o novo Procon. Esta semana vi uma matéria no Jornal do SBT que dizia que os consumidores apostavam mais nas reclamações via internet que no próprio órgão de defesa do consumidor.

O fato é que não só de reclamações vivem as redes sociais. Elas sobrevivem também de campanhas, mobilizações, correntes e brincadeiras. E em 15 de outubro, nada mais justo que homenagear os professores.

Se você lê este texto agora é porque um professor te ensinou, se você calcula seu salário ao fim do mês também é porque um professor ensinou. Se você faz qualquer coisa na vida é porque professores existem.

Médicos, engenheiros, advogados, jornalistas, nutricionistas, psicólogos, analistas de sistemas, arquitetos, todos, todos tiveram professores.

Mas a minha homenagem vai além de parabenizar a profissão. A minha intenção é tocar os alunos. Todos nós fomos alunos, alguns ainda somos, mas nunca paramos para pensar o quanto as nossas atitudes podem refletir na vida de um ser humano. Sim! Professores são humanos, por mais difícil que seja acreditar.

Para exemplificar o que digo, contarei uma breve história que aconteceu no meu 1º ano de faculdade. Durante a última prova, uma garota se virou para a amiga e disse: "Eu estou de exame mesmo, não aprendi nada o ano inteiro". Com certeza a aluna estava em uma situação difícil, passaria por mais uma prova, para conseguir avançar o ciclo. Porém, ponhamo-nos no lugar do educador. A tarefa dele é ensinar, e neste momento ele não conseguiu. É no mínimo frustrante.

Mas nesse caso que citei, a culpa certamente não foi da professora. Ela explicava didaticamente seu conteúdo, repetia quantas vezes se fizessem necessárias. A culpa era, sim, dos alunos. Pois nós, alunos, acreditamos que os professores são bobos e não conhecem nossas artimanhas. Ledo engano, antes de professores, eles também foram alunos.

Não sei se me faço clara, o que quero dizer que antes de culparmos os professores, a má-educação do país, a falta de empenho deles, devíamos olhar para dentro. Você respeita seu professor?

Se você respondeu sim, eu duvido de você. Pois todo mundo já teve conversa paralela, reclamou de trabalhos e provas e talvez até tenha brigado com algum deles.

Eu venho defende-los então, e pedir que apenas façam silêncio quando eles falam. Sei que é difícil, eu mesma sou a que mais fala durante as aulas. Mas, por ser filha de uma professora, dessas que não se vê mais, sei que o presente mais precioso que podemos dar a um professor é o silêncio.

Então, nesse 15 de outubro, peço que ao invés de dar esses parabéns hipócritas no facebook,  façam silêncio nas aulas. Respeitem quem dedica sua vida ao ensino.



PS: Dedico esse texto a minha melhor professora, aquela que me ensina desde o momento em que eu nasci, a quem não aguenta ouvir minha voz aos finais de semana porque os alunos dela já falaram demais durante a semana. Mãe, eu entendo quando você quer só ficar em silêncio. Você é, de longe, a melhor professora que eu conheço e eu tenho muito orgulho da sua profissão. Desculpa, mas sou jornalista e falo demais. Te amo!

2 comentários:

Cristiane disse...

O que mantém a paixão de um professor pela sua profissão é a satisfação de ver que, ao final de um ciclo, conseguiu plantar mais uma sementinha em cada um de seus alunos! Por mais que enfrente dificuldades e haja desinteresse por parte de alguns, sempre haverá aqueles que fazem nossa profissão valer a pena! E tenho certeza, que você, não só como aluna, mas também como pessoa, sempre será lembrada por seus professores como uma aluna que VALEU A PENA! Te amo muitoooooo!!!

Karol disse...

Amei Manu! Beijos.